Saúde e Bem-Estar
- Pós–Graduação
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Créditos
45 ECTS -
Duração
1 ano(s)
A Pós-Graduação em Saúde e Bem-Estar, especialização em Design Circular e Sustentável de Água, é lecionada na EHB.IPB - Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar de Bragança. As unidades curriculares são complementadas com visitas a empresas, organizações, centros de investigação e laboratórios que estimulam a aprendizagem num contexto prático e profissional.
- Plano de Estudos
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- Unidades Curriculares
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Design Thinking, Criatividade e Inovação
Créditos
5 ECTS / 40hDocentes
Katja Tschimmel, Joana Alves dos SantosInstituição
ESADO termo Design Thinking (DT) ganhou popularidade na sociedade e nas organizações, contribuindo para a consciencialização de que muitos profissionais podem beneficiar com a forma de pensar e trabalhar dos designers.
O DT é hoje um dos principais tópicos na Gestão, na Inovação, na Engenharia e na Educação. Para uma maior compreensão do método e para incentivar a sua aplicação no universo organizacional, nesta UC serão explorados os conceitos e princípios fundamentais, os processos, as técnicas e ferramentas. Será ainda trabalhado o mindset que caracteriza o DT.
Pretende-se, assim, que a UC de Design Thinking possa contribuir para o desenvolvimento das competências específicas deste método, e cooperar para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo ou intra-empreendedorismo direcionados para a solução de problemas, ou exploração de oportunidades, relacionadas com as temáticas específicas das Pós-Graduações na área de especialização em Design Circular e Sustentável da Água. -
Atendimento ao cliente no setor do turismo
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Elsa EstevesInstituição
EHB.IPBA unidade curricular “Atendimento ao Cliente no Setor do Turismo”, inclui-se na área de educação e formação 812 – Turismo e Lazer (CNAEF) possuindo uma índole teórico-prática. A unidade possui uma carga total de trabalho de 75 horas sendo que 24 são presenciais, o que equivale a 3 créditos ECTS. A unidade tem como objetivo levar o estudante/formando a reconhecer a importância da função do atendimento ao cliente, quando se utilizam os procedimentos técnico-comportamentais adequados, para melhorar a qualidade dos serviços e a imagem da organização. As competências adquiridas, através de aulas teórico-práticas de apresentação e exploração de conceitos e aplicação prática das técnicas, permitem ao estudante/formando trabalhar em organizações (públicas e privadas) de prestação e oferta de serviços e produtos turísticos.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Personificar a empresa/instituição ao atender um cliente, tornando-se a sua imagem;
- Identificar e atender as necessidades dos clientes utilizando estratégias de comunicação, relacionamento e operação de forma a proporcionar satisfação e fidelização;
- Identificar o perfil de cada cliente e personalizar o atendimento;
- Estruturar o processo de atendimento, aplicando as atitudes, comportamentos e técnicas associadas a cada etapa e às necessidades de cada cliente;
- Reverter possíveis reclamações e a fidelização de clientes;
- Compreender a relação do atendimento e a qualidade na satisfação do cliente e nos resultados da empresa/instituição. -
Cultura de serviço no setor turístico
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Elsa EstevesInstituição
EHB.IPBA unidade de curta duração “Cultura de Serviço no Setor Turístico”, inclui-se na área de educação e formação 812 – Turismo e Lazer (CNAEF) possuindo uma índole teórico-prática. A unidade possui uma carga total de trabalho de 75 horas sendo que 24 são presenciais, o que equivale a 3 créditos ECTS. A unidade tem como objetivo levar o estudante/formando a reconhecer a importância de uma cultura de serviço nas organizações de forma a melhorar a qualidade dos serviços e a imagem da organização. As competências adquiridas, através de aulas teórico-práticas de apresentação e exploração de conceitos e aplicação prática das técnicas, permitem ao estudante/formando trabalhar em organizações (públicas e privadas) de prestação e oferta de serviços e produtos turísticos ou empreender numa atividade nesta área.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Compreender a importância da orientação para o cliente no sucesso da empresa;
- Reconhecer os elementos essenciais para um serviço de qualidade;
- Promover atitudes e comportamentos orientados para o cliente;
- Compreender e aplicar as técnicas de fidelização de clientes;
- Construir uma experiência diferenciadora para o cliente. -
Nutrição, ciclo de vida e saúde (ESB.UCP)
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Ana Pimenta MartinsInstituição
ESB.UCPNutrição, Ciclo de Vida e Saúde é uma UC que se enquadra nas áreas de educação e formação 726 e 541, que integra aulas teórico-práticas, aulas práticas laboratoriais e seminários, na qual se explora a relação entre a alimentação e os hábitos alimentares, a nutrição e a promoção da saúde dos indivíduos ao longo do ciclo de vida, fazendo-se a interligação com a inovação e o desenvolvimento de alimentos e a ciência e a tecnologia alimentar.
Visa formar profissionais aptos para atuar no desenvolvimento e inovação de produtos alimentares promotores de saúde, capazes de exercer a sua atividade profissional em diferentes cenários do sistema alimentar, nomeadamente indústria, restauração pública e coletiva e hotelaria.
Combina aulas expositivas e demonstrativas, com aulas laboratoriais, onde os formandos têm oportunidade de criar produtos inovadores. Existe, também um período de aulas
a distância, onde o formando tem oportunidade de realizar um estudo orientado, que lhe permite fundamentar os procedimentos desenvolvidos nas aulas práticas.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Compreender a influência da dieta e dos padrões alimentares na promoção da saúde e prevenção das doenças crónicas não transmissíveis;
- Conhecer as principais tendências do setor agroalimentar à escala global;
- Sugerir alterações nas formulações de alimentos, de forma a torná-los mais equilibrados do ponto de vista nutricional e de sustentabilidade e adaptados às necessidades de diferentes públicos-alvo, cobrindo todo o ciclo de vida. -
O mar como promotor de saúde e bem-estar
Créditos
3 ECTS / 24hInstituição
IPVC(Mais informação em breve) -
Marketing do turismo outdoor e do mar
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Álvaro Miguel CairrãoInstituição
IPVC(Mais informação em breve) -
Projetos | Laboratórios de Design | Design Experimental | Workshops Temáticos
Créditos
10 ECTS / 80hNo contexto da Unidade Curricular de Projeto, Laboratórios de Design, Design Experimental e Workshops Temáticos é objetivo potenciar um ambiente que estimule um conjunto de experiências práticas de design assente nos principais valores da BDA.
É crucial salientar os desafios importantes e urgentes do ambiente, tais como, sociais, culturais, económicos e tecnológicos, entre outros, que estão atualmente relacionados com a Economia Azul, nomeadamente as relacionadas com o mar e a água, o que justifica a inclusão das principais agendas nacionais e europeias.
Com base na experimentação de técnicas de design sustentável e processos colaborativos, fomenta-se a ideação criativa e inovadora de projetos de design especulativos, a apresentar em exposição pública em contexto de enquadramento das realidades do mercado atual. -
Design de Produtos e Experiências Turísticas
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Márcio MartinsInstituição
EHB.IPBA unidade de curta duração “Design de Produtos e Experiências Turísticas”, inclui-se na área de educação e formação 812 – Turismo e Lazer (CNAEF) possuindo uma índole teórico-prática. A unidade possui uma carga total de trabalho de 150 horas sendo que 48 são presenciais, o que equivale a 6 créditos do sistema ECTS. A unidade tem como objetivo levar o estudante/formando a aplicar metodologias de turismo criativo ao design de experiências turísticas, criativas e inovadoras, que relacionem recursos endógenos, experiências e produtos. As competências adquiridas, através de aulas teórico-práticas de apresentação e exploração de conceitos e aplicação de conteúdos a exemplos e situações reais, permitem ao estudante/formando trabalhar em organizações (públicas e privadas) de prestação e oferta de serviços e produtos turísticos, empreender no setor do turismo, ganhar competências na área da docência e investigação.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Compreender o conceito de produto turístico, suas componentes, processo de produção e principais tipos de produtos turísticos;
- Reconhecer as principais tendências em termos de desenvolvimento do produto turístico;
- Relacionar recursos endógenos, experiências e produtos turísticos;
- Aplicar metodologias do turismo criativo aplicadas ao design de experiências turísticas;
- Identificar as estratégias de ação a desenvolver no sentido de criar experiências inovadoras e criativas. -
Fitoterapia e terapias de água
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Daniela CorreiaInstituição
EHB.IPBA unidade de curta duração “Fitoterapia e terapias de água”, inclui-se na área de educação e formação 726 – Terapia e Reabilitação (CNAEF) possuindo uma índole teórico-prática. A unidade possui uma carga total de trabalho de 75 horas sendo que 24 são presenciais, o que equivale a 3 créditos do sistema ECTS. A unidade tem como objetivo levar o estudante/formando a identificar procedimentos, técnicas e propriedades de diferentes terapias que podem ser prescritas aos utentes em diferentes áreas de saúde e bem-estar, conforme as suas necessidades e características. As competências adquiridas, através de aulas teórico-práticas de apresentação e exploração de conceitos e aplicação práticas das técnicas, permitem ao estudante/formando trabalhar em organizações (públicas e privadas) de prestação e oferta de serviços de saúde e bem-estar.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Conhecer os fundamentos e conceitos básicos das diversas terapias;
- Identificar os diferentes procedimentos, técnicas e propriedades das várias terapias;
- Adquirir conhecimento das indicações e contraindicações de cada terapia, de forma a desenvolver capacidade crítica e sensibilidade na prescrição terapêutica e aplicação das diferentes terapias;
- Identificar e avaliar os efeitos fisiológicos, psicológicos e terapêuticos das terapias nos utentes;
- Aconselhar o utente na escolha do tratamento mais adequado para as diversas áreas da saúde e bem-estar;
- Aplicar as variadas terapias em sessões práticas e no contexto terapêutico e bem-estar. -
Hidrobalneoterapia avançada
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Martina DieguesInstituição
EHB.IPBA unidade curricular de curta duração “Hidrobalneoterapia Avançada”, inclui-se na área de educação e formação 726 – Terapia e Reabilitação (CNAEF) possuindo uma índole teórico-prática. A unidade possui uma carga total de trabalho de 150 horas sendo que 48 são presenciais, o que equivale a 6 créditos do sistema ECTS. A unidade tem como objetivo introduzir o estudante/formando a novas técnicas, equipamentos e produtos em hidrobalneoterapia e levá-lo a identificar os procedimentos e técnicas que podem ser prescritas aos utentes conforme as suas necessidades e características. As competências adquiridas, através de aulas teórico-práticas de apresentação e exploração de conceitos e aplicação práticas das técnicas, permitem ao estudante/formando trabalhar em organizações (públicas e privadas) de prestação e oferta de serviços de saúde e bem-estar, em particular em balneários termais e spas.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Dominar os conceitos da hidrobalneoterapia, de forma a melhorar as competências para a escolha fundamentada das técnicas;
- Adquirir conhecimento especializado/científico de forma a aumentar a autonomia profissional;
- Identificar e avaliar os efeitos fisiológicos, psicológicos e terapêuticos da hidrobalneoterapia nos utentes;
- Personalizar o atendimento e acompanhamento, de forma a orientar e auxiliar os utentes durante a sua presença no balneário termal, contribuindo para uma melhor qualidade dos serviços prestados. -
Mindfulness e Coaching de Saúde e Bem-Estar
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Ana Maria GalvãoInstituição
EHB.IPBA unidade de curta duração “Mindfulness e Coaching de Saúde e Bem-Estar”, inclui-se na área de educação e formação 726 – Terapia e Reabilitação (CNAEF) possuindo uma índole teórico-prática. A unidade possui uma carga total de trabalho de 150 horas sendo que 48 são presenciais, o que equivale a 6 créditos do sistema ECTS. A unidade tem como objetivo introduzir o estudante/formando às técnicas de mindfulness e coaching que podem ser utilizadas em contexto pessoal e profissional para melhorar a saúde e bem-estar. Com a aplicação destas técnicas é possível promover a saúde e bem-estar, nomeadamente em termos de aprendizagem, concentração, criatividade, resiliência e eficácia profissional. As competências adquiridas, através de aulas teórico-práticas de apresentação e exploração de conceitos e aplicação prática das técnicas, permitem ao estudante/formando trabalhar em organizações (públicas e privadas) de prestação e oferta de serviços de saúde e bem-estar, em particular, os balneários termais e spas.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Identificar as práticas de mindfulness e coaching considerando os seus objetivos e as técnicas a adotar em cada uma das práticas;
- Aplicar o conhecimento das práticas de mindfulness à conceção de planos, individuais e de grupo, de prática de mindfulness na vida quotidiana;
- Utilizar as práticas de mindfulness e coaching em contexto profissional de forma a melhorar o bem-estar de colaboradores e clientes;
- Avaliar a importância da prática de mindfulness e coaching no bem-estar pessoal. -
Qualidade da água e segurança em estabelecimentos termais e spas
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Maria José AlvesInstituição
EHB.IPBA unidade de curta duração “Qualidade da água e segurança em estabelecimentos termais e spas”, inclui-se na área de educação e formação 421 – Biologia e bioquímica (CNAEF) possuindo uma índole teórico-prática. A unidade possui uma carga total de trabalho de 75 horas sendo que 24 são presenciais, o que equivale a 3 créditos do sistema ECTS. A unidade tem como objetivo introduzir o estudante/formando propriedades, características e composição da água, em particular a água mineral natural no âmbito da atividade operacional de estabelecimentos termais e spas. As competências adquiridas, através de aulas teórico-práticas de apresentação e exploração de conceitos e aplicação prática das técnicas, permitem ao estudante/formando trabalhar em organizações (públicas e privadas) de prestação e oferta de serviços de saúde e bem-estar, em particular em estabelecimentos termais e spas.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Conhecer propriedades, características e composição da água;
- Dominar conceitos relativos ao estudo dos parâmetros mais relevantes na análise microbiológica e química de águas;
- Avaliar e interpretar os resultados face à lei vigente;
- Compreender a importância destas pesquisas no âmbito dos estabelecimentos termais e spas. -
Salutogenese através da água
Créditos
3 ECTS / 24hDocentes
Rosa RibeiroInstituição
EHB.IPBA unidade de curta duração “Salutogenese através da água”, inclui-se na área de educação e formação 726 – Terapia e Reabilitação (CNAEF) possuindo uma índole teórico-prática. A unidade possui uma carga total de trabalho de 75 horas sendo que 24 são presenciais, o que equivale a 3 créditos do sistema ECTS. A unidade tem como objetivo introduzir o estudante/formando às noções relativas à salutogenese permitindo a sua sensibilização para a promoção em saúde. As competências adquiridas, através de aulas teórico-práticas de apresentação e exploração de conceitos e aplicação prática das técnicas, permitem ao estudante/formando trabalhar em organizações (públicas e privadas) de prestação e oferta de serviços de saúde e bem-estar, em particular em balneários termais e spas.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Adquirir noções de salutogenese e promoção para a saúde;
- Conhecer as patologias mais frequentes em hidroterapia;
- Dominar os conceitos, indicações e contraindicações das diferentes técnicas de hidroterapia;
- Adquirir conhecimento especializado/científico das diferentes formas terapêuticas para as respetivas patologias. -
Técnicas avançadas em hidrocinesioterapias
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Martina DieguesInstituição
EHB.IPBA unidade de curta duração “Técnicas avançadas em hidrocinesioterapias”, inclui-se na área de educação e formação 726 – Terapia e Reabilitação (CNAEF) possuindo uma índole teórico-prática. A unidade possui uma carga total de trabalho de 150 horas sendo que 48 são presenciais, o que equivale a 6 créditos do sistema ECTS. A unidade tem como objetivo introduzir o estudante/formando às técnicas, equipamentos e produtos em hidroterapia. As competências adquiridas, através de aulas teórico-práticas de apresentação e exploração de conceitos e aplicação prática das técnicas, permitem ao estudante/formando trabalhar em organizações (públicas e privadas) de prestação e oferta de serviços de saúde e bem-estar, em particular, os balneários termais e spas.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- Adquirir conhecimentos especializados na área da hidrocinesioterapias;
- Estabelecer as terapias de hidroterapia adequadas a cada utente, baseadas no domínio dos seus princípios técnicos;
- Desenvolver competências e adquirir conhecimento especializado/científico de forma a aumentar a autonomia profissional;
- Identificar e avaliar os efeitos fisiológicos, psicológicos e terapêuticos das técnicas de hidroterapia nos utentes;
- Personalizar o atendimento e acompanhamento, de forma orientar e auxiliar os utentes durante a sua presença no balneário termal, contribuindo para uma melhor qualidade dos serviços prestados;
- Introdução de técnicas, equipamentos e produtos em hidroterapia. -
Promoção turística em regiões de bem-estar
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Paula Odete FernandesInstituição
EHB.IPBA unidade de curta duração “Promoção turística em regiões de bem-estar”, inclui-se na área de educação e formação 812 – Turismo e Lazer (CNAEF) possuindo uma índole teórico-prática. A unidade possui uma carga total de trabalho de 150 horas sendo que 48 são presenciais, o que equivale a 6 créditos do sistema ECTS. A unidade tem como objetivo levar o estudante/formando reconhecer a importância da promoção turística no desenvolvimento local e regional sustentável. As competências adquiridas, através de aulas teórico-práticas de apresentação e exploração de conceitos e aplicação práticas desses conceitos a situações concretas, permitem ao estudante/formando trabalhar em organizações (públicas e privadas) de prestação e oferta de serviços e produtos turísticos ou empreender numa atividade nesta área.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
- No final da UC/ACD o estudante/formando deve ser capaz de:
- Identificar produtos e serviços turísticos, numa região específica, a sua oferta e procura;
- Conceber planos de promoção turística específicos para atividades em torno do turismo, saúde, lazer e património em regiões de bem-estar;
- Analisar serviços turísticos (nacionais e internacionais), com especial enfoque na aplicação da análise SWOT e na aplicação do marketing-mix dos serviços;
- Compreender a importância das características das estratégias promocionais em vigor em regiões de bem-estar;
- Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos em contexto prático.
A Pós-Graduação em Saúde e Bem-Estar: Turismo, Desporto e Biotecnologia, especialização em Design Circular e Sustentável da Água visa, num contexto da economia azul, valorizar a água como recurso endógeno que concorre para a promoção da saúde e bem-estar das populações locais e dos visitantes ao mesmo tempo que desenvolve competências que geram valor no progresso e criação de empregos diretamente ligados a profissões “azuis” ou atividades económicas relacionadas. Num contexto de sustentabilidade social e ambiental através de processos de cocriação e design inclusivo e participativo, a investigação, formação e disseminação do conhecimento que liga a água à saúde e bem-estar é fundamental como eixo promotor do desenvolvimento dos territórios, da qualidade de vida e da valorização de uma utilização eficiente da água.
Condições de acesso
- A Pós-Graduação em Saúde e Bem-Estar: Turismo, Desporto e Biotecnologia, destina-se a profissionais de organizações públicas e privadas que têm a água como produto de excelência na sua oferta lúdica e comercial;
- Estudantes que procuram aprofundar os seus conhecimentos no contexto do termalismo e spa, numa perspetiva turística ou terapêutica;
- Docentes que visem atualizar e aprofundar competências e qualificações.
Objetivos
- Competências na aplicação de métodos e técnicas avançadas de terapia e reabilitação com utilização da água ao mesmo tempo que os habilita a desenvolver experiências (produtos e serviços) que atraia turistas em busca de qualidade de vida e de promoção da sua saúde e bem-estar.
- O formando para além das competências específicas de cada módulo curricular, tem a possibilidade de ampliar as suas oportunidades de desenvolvimento profissional e fomentar características como a autonomia, criatividade e atitude empreendedora aliada a uma forte consciência de inovação e cocriação com os players económicos e sociais, locais e regionais.
A Blue Design Alliance compreende a atribuição de Bolsas de Estudo e de Bolsas de Mérito.
Saídas Profissionais
- (Mais informação em breve)