de 8 June até 13 July
Design de Interfaces – Comunicação para a Economia Azul
- Curso Técnico Superior Profissional
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Créditos
120 ECTS / 3000h -
Duração
2 ano(s) / 4 semestres -
Propina
3760 € anuais -
Financiamento elegível a bolsa
8875 € -
Coordenadores
João Lemos -
Parceiros
CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental
Com o curso de Design de Interfaces – Comunicação para a Economia Azul vais aprender a utilizar a fotografia, o vídeo, a ilustração, a animação digital e a realidade virtual e aumentada para desenvolveres conteúdos digitais em diversas plataformas de comunicação.
- Plano de Estudos
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- 1 semestre
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Conduta Profissional e Qualidade
Créditos
2 ECTS / 50hDocentes
José Luís Simão1h/semana (16h presenciais + 34h trabalho autónomo)
Identificar e distinguir diferentes conceitos, tais como: princípios fundamentais relacionados com os direitos e deveres individuais, deontologia profissional, responsabilidade social e ecológica e ainda os princípios fundamentais da qualidade aplicados a produtos, serviços e organizações.
Compreender os diferentes conceitos-chave da UC.
Discutir a aplicação dos conceitos a casos específicos (incluindo as questões relacionadas com os direitos do consumidor). Compreender a aplicação de códigos deontológicos no âmbito da sua atividade profissional. Confrontar-se com conflitos deontológicos e desenvolver um raciocínio moral com nível adequado. Identificar os conceitos fundamentais da Qualidade (cumprimento da Legislação, das normas internas da organização, serviço ou produto e melhoria contínua) aplicados a situações concretas. -
Economia Azul — Fundamentos
Créditos
2 ECTS / 75h2h/semana (32h presenciais + 43h trabalho autónomo)
Identificar conceitos fundamentais da economia azul. Compreender conceitos fundamentais tais como: sustentabilidade, economia circular, etc. Identificar elementos de aplicação dos conceitos da economia azul. Identificar fontes de informação. Debater com os pares os temas e problemas apresentados. Incentivar a pesquisa de temas. Observar experiências práticas de aplicação destes conceitos em contextos e experiências reais. -
Inglês Técnico
Créditos
3 ECTS / 75h2h/semana (24h presenciais + 51h trabalho autónomo)
Memorização de um conjunto de conceitos-chave do domínio técnico do curso. Compreender os diferentes conceitos-chave e descrevê-los tanto em língua inglesa como portuguesa. Adquirir vocabulário pertinente para a sua área técnica. Compreender as estruturas frásicas em inglês. Saber ler e traduzir manuais e artigos técnicos na área do Curso. Manter um diálogo consiste em língua inglesa no domínio técnico em referência. -
Laboratório de Animação Gráfica I
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
Sérgio Correia3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Desenvolver projetos de design gráfico utilizando ferramentas digitais de animação. Desenvolver animações 2D utilizando as ferramentas informáticas adequadas. Utilizar as ferramentas digitais de animação (Adobe After Effects) para criação de clips animados. Utilizar as ferramentas digitais de videomapping (Resolume Arena 7) para criação de vídeo mapeado. Editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando equipamentos e ferramentas digitais adequados. Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos. Desenvolver narrativas e conteúdos audiovisuais para diferentes suportes e contextos. Desenvolver projetos de design gráfico utilizando ferramentas digitais de animação. Aplicar as técnicas de construção de um guião. Aplicar os princípios básicos de animação. Aplicar os princípios básicos de animação em vídeo mapping. Aplicar as técnicas de animação em 2D. Utilizar editores e programas de animação gráfica. Explorar autonomamente as ferramentas digitais para a realização de animações. -
Laboratório de Fotografia e Imagem
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
Luís Espinheira3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Conhecer e manusear o equipamento fotográfico. Selecionar as técnicas de registo e tratamento de imagens em função dos produtos a desenvolver. Recorrer aos princípios associados à composição fotográfica. Editar e retocar imagens, utilizando ferramentas digitais de edição de imagem como o Photoshop. Registar, editar e publicar imagens fotográficas em ambientes digitais para os distintos meios e aplicações. Gerir ficheiros e arquivos. Demonstrar conhecimento especializado na utilização do Adobe Photoshop e Lightroom. Utilizar aplicações de edição de imagem. Utilizar o smartphone para registo, edição e publicação de fotografias. Utilizar técnicas elementares de registo, edição e publicação de imagens fotográficas. Realizar edição de fotografias com smartphones. Adequar as soluções de registo e de edição da imagem fotográfica digital aos diversos suportes e aplicações online ou impressas. Operar de modo autónomo os equipamentos de registo e edição de imagens fotográficas. Respeitar as normas dos direitos de autor associados à utilização da imagem. -
Laboratório de Design Editorial I
Créditos
7 ECTS / 175hDocentes
André Cruz6h/semana (84h presenciais + 91h trabalho autónomo)
Identificar e operar com rigor a diversidade de opções existentes nas ferramentas digitais Adobe lndesign, lllustrator e Photoshop. Identificar os procedimentos de composição editorial impressa e digital no contexto de projetos multiplataforma. Editar imagens e textos utilizando ferramentas digitais de edição para impressão ou difusão.
Utilizar ferramentas digitais de edição para realizar apresentações digitais (google toais). Organizar a informação em publicações analógicas e digitais. Realizar publicações e apresentações utilizando programas informáticos.
Utilizar grelhas na estruturação de projetos editoriais. Aplicar hierarquias gráficas e tipográficas em projetos editoriais. Adequar a estrutura compositiva, aos valores de legibilidade, expressão e ergonomia dos objetos editoriais.
Evidenciar domínio técnico e tecnológico na gestão da informação. Adequar a linguagem gráfica às características específicas dos suportes de comunicação. Trabalhar colaborativa e autonomamente. -
Laboratório de Design I - Identidade
Créditos
7 ECTS / 175hDocentes
João Lemos6h/semana (84h presenciais + 91h trabalho autónomo)
Compreender as diferentes dimensões do design gráfico e multimédia. Evidenciar conhecimento de programas de edição gráfica e multimédia. Demonstrar conhecimento na realização de produtos ou serviços de design gráfico e multimédia através de meios interativos ou digitais. Demonstrar conhecimentos especializados para avaliar e garantir a qualidade e coerência dos suportes. Demonstrar capacidade de autonomia, iniciativa e polivalência na resolução de problemas. Desenvolver cartazes digitais para ambientes dinâmicos e estáticos. Realizar objetos gráficos, analógicos e digitais, utilizando programas informáticos segundo a metodologia projetual. Identificar os valores identitários da marca institucional do ponto de vista conceitual, normativo e aplicacional aos diversos meios e suportes de comunicação. Adequar o sistema de normas da marca aos diferentes meios e suportes. Planificar estratégias, conceitos e meios gráficos para adequar a marca aos produtos, aos ambientes e à comunicação institucional. Utilizar os processos e as metodologias de projeto para solucionar problemas.
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- 2 semestre
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Laboratório de Design II – Infografia
Créditos
4 ECTS / 125hDocentes
Susana Fernando4h/semana (60h presenciais + 65h trabalho autónomo)
Aprofundar conceitos do design associados à representação visual. Identificar soluções gráficas para representação de dados, informações ou conhecimento. Identificar e distinguir entre infografias estáticas, animadas e interativas. Entender conceitos específicos de vários campos científicos e traduzi-los visualmente. Representar visualmente dados, informações ou conhecimento de modo inequívoco. Usar ferramentas informáticas adequadas para construção de infografias estáticas, dinâmicas, interativas (infographics design). Utilizar ferramentas digitais de desenho, edição, animação e interação. Integrar abordagens descritivas e evocativas na construção da informação visual. Entender o conceito wayfinding. Gerir os suportes de comunicação adequados. Realizar trabalho autónomo. -
Laboratório de Design Editorial II
Créditos
4 ECTS / 125hDocentes
João Tiago4h/semana (60h presenciais + 65h trabalho autónomo)
Articular os processos editoriais online/offline. Identificar estratégias de criação e publicação de conteúdo online/offline. Identificar formatos e aplicações. Identificar plataformas de difusão, distribuição e arquivo de publicações digitais. Utilizar métodos e ferramentas de desenvolvimento de publicações digitais. -
Laboratório de Animação Gráfica II
Créditos
7 ECTS / 150hDocentes
Alexandre Jacinto5h/semana (72h presenciais + 78h trabalho autónomo)
Desenvolver animações recorrendo aos conceitos, metodologias e ferramentas digitais de animação multimédia. Desenvolver animações multimédia utilizando as ferramentas digitais adequadas, Editar imagens animadas em plataforma digital utilizando ferramentas digitais adequados, Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia. Desenvolver narrativas e conteúdos audiovisuais para diferentes suportes e contextos. Aplicar as técnicas de construção de um guião. Aplicar as técnicas de animação multimédia. Utilizar editores e programas de animação gráfica multimédia. Construir storyboards e protótipos digitais. Identificar conceitos básicos de realidade virtual RV e realidade aumentada RA. Utilizar técnicas básicas de realidade virtual RV e realidade aumentada RA. Realizar exercício de realidade aumentada RA usando o ARCore. Realizar exercícios de motion graphics. Desenvolver animações de motion graphics. Recorrer aos princípios da edição não-linear. Explorar autonomamente as ferramentas digitais para a realização de animações. -
Webdesign e Aplicações Móveis I
Créditos
7 ECTS / 150hDocentes
Rafael Gonçalves5/semana (72h presenciais + 78h trabalho autónomo)
Abordar metodologias de design, tais como Design Thinking e Design Centrado no Utilizador. Entender o significado de UX e UI, abordando conceitos de arquitetura de informação e usabilidade. Consolidar processos e metodologias de trabalho referenciadas com a experiência e a interação entre o utilizador e o produto digital. Associar noções de usabilidade e desenho na definição de layouts e estruturas de conteúdos. Hierarquizar informação de forma pragmática e coerente. Utilizar ferramentas digitais de desenho e prototipagem articulando-as de forma conjunta. Executar sistemas de comunicação para o desenho de plataformas digitais. Interagir eficazmente com os pares, por exemplo, através da colaboração necessária ao desenvolvimento de projetos. Adaptar as soluções dos problemas à respetiva extensão temporal e metodológica. Justificar decisões de execução e produção com base nos conhecimentos adquiridos. -
Introdução à Estatística
Créditos
2 ECTS / 50hDocentes
José Luís Simão1h/semana (16h presenciais + 34h trabalho autónomo)
Compreender conceitos-chave de estatística descritiva e inferencial. Identificar variáveis qualitativas e quantitativas. Interpretar dados estatísticos através das medidas de tendência central e dispersão. Caracterizar uma população e uma amostra a partir de dados estatísticos. Diferenciar estatística descritiva e inferencial. Aplicar e analisar testes estatísticos (associação e correlações, teste de hipóteses, teste t student). Comunicar dados estatísticos. -
Economia Azul — Aprofundamento
Créditos
3 ECTS / 75h2h/semana (32h presenciais + 43h trabalho autónomo)
Identificar conceitos fundamentais da economia azul. Compreender conceitos fundamentais tais como: sustentabilidade, economia circular, etc. Identificar elementos de aplicação dos conceitos da economia azul. Identificar fontes de informação. Debater com os pares os temas e problemas apresentados. Incentivar a pesquisa dos temas. Ter experiências práticas de aplicação destes conceitos em contextos e experiências reais. -
Marketing Digital e Gestão de Marca
Créditos
3 ECTS / 75hDocentes
Rui Correia2h/semana (24h presenciais + 51h trabalho autónomo)
Reconhecer a importância do marketing como ferramenta fundamental no mercado e no desenvolvimento de marcas. Utilizar técnicas de pesquisa de marketing para identificar tendências de mercado. Realizar investigação sobre o comportamento dos consumidores; Discutir as atuais estratégias de comunicação integrada das marcas; Explorar técnicas e instrumentos de comunicação em função dos objetivos das marcas ligadas ao design azul. Gerar ideias para publicitar uma marca ligada ao design azul. Projetar uma marca para o design azul.
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- 3 semestre
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Empreendedorismo e Inovação
Créditos
2 ECTS / 50hDocentes
Margarida Azevedo1/semana (16h presenciais + 34h trabalho autónomo)
Identificar os desafios e problemas como oportunidades. Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado. Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades. Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio. Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso. Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução. Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional. Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio. Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver. Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira. Elaborar um plano de negócio. -
Economia Azul — Aplicação
Créditos
3 ECTS / 75h2/semana (32h presenciais + 43h trabalho autónomo)
Identificar conceitos fundamentais da economia azul. Compreender conceitos fundamentais tais como: sustentabilidade, economia circular, etc. Identificar elementos de aplicação dos conceitos da economia azul. Identificar fontes de informação. Debater com os pares os temas e problemas apresentados. Incentivar a pesquisa dos temas. Ter experiências práticas de aplicação destes conceitos em contextos e experiências reais. -
Desenho Digital
Créditos
3 ECTS / 75hDocentes
José Saraiva2h/semana (36h presenciais + 39h trabalho autónomo)
Utilizar os meios, materiais e suportes de desenho analógico. Adquirir competências técnicas e proficiência na área do desenho digital. Adquirir competências técnicas ao nível da observação e representação pelo desenho. Adquirir competências técnicas ao nível do desenho de observação. Identificar tipologias de linha e registos gráficos. Demonstrar proficiência técnica na utilização das ferramentas informáticas de desenho digital. Demonstrar competências técnicas e proficiência na área do desenho digital. -
Laboratório Audiovisual
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
Marta Varzim3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Realizar atividades ligadas ao registo e edição de vídeo e som, com vista à criação de soluções interativas de informação, comunicação e produção digital de conteúdos multimédia. Operar os equipamentos adequados para a realização de atividades ligadas ao registo e edição de vídeo e som. Registar imagem e som em diferentes ambientes de acordo com o tipo de produção nas múltiplas plataformas digitais. Demonstrar conhecimento especializado na realização de atividades ligadas ao registo e edição de vídeo e som. Editar conteúdos videográficos; Editar e publicar filmes vídeo em ambientes digitais.
Utilizar ferramentas digitais e aplicações adequados para a edição e publicação de vídeos nas múltiplas plataformas digitais. Elaborar planificações para produção videográficas. Colaborar na construção de guiões. Produzir efeitos visuais em vídeo. Selecionar os meios e as técnicas de registo e edição de som em função dos produtos multimédia a desenvolver. Aplicar as técnicas de registo e edição de som; Aplicar as tecnologias de conceção e produção de efeitos em áudio e vídeo. -
Laboratório de Edição e Produção Gráfica
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
João Tiago3h/semana (48h presencias + 52h trabalho autónomo)
Interpretar, organizar e preparar os materiais requeridos na produção, tendo em consideração a tecnologia disponível. Assegurar a qualidade em diferentes processos de produção. Assegurar a sustentabilidade no processo de produção. Identificar anomalias no processo de execução e proceder às correções necessárias. Elaborar fichas técnicas para orçamentação e produção. Utilizar vocabulário técnico dos processos envolvidos e garantir uma comunicação eficaz com agentes da indústria gráfica. Acompanhar a evolução tecnológica. Gerir e otimizar a produção, por via da racionalização de custos e materiais. Planificar a produção de objetos e produtos gráficos. Controlar a preparação de ficheiros para reprodução e publicação. Operar as ferramentas informáticas de edição. Organizar e supervisionar a produção em diferentes ferramentas e plataformas de edição os processos de pré-impressão e pós-impressão. Colaborar na gestão da qualidade e dos processos de pré-impressão. Colaborar na gestão da segurança e proteção ambiental nos processos de produção. Recorrer das Normas ISO Recorrer de produtos e serviços certificados. Realizar maquetas físicos e digitais. -
Webdesign e Aplicações Móveis II
Créditos
7 ECTS / 175hDocentes
Rafael Gonçalves6h/semana (84h presenciais + 91h trabalho autónomo)
Compreender os conceitos básicos de UI e UX Design. Identificar as principais tecnologias e plataformas de loT Aplicar princípios básicos de UI e UX Design em aplicativos para dispositivos móveis. Compreender importância do "foco no utilizador'' (Human-Centered Design). Realizar esboços (sketching), wireframes e interfaces para aplicações móveis. Compreender variedade e especificidades dos dispositivos smartphones, smartwatches e tablets (IOS / Android). Utilizar as ferramentas digitais Sketch, lnvision Studio, Figma, Adobe XD, Marvel para realizar protótipos interativos recorrendo aos princípios de UI e UX. Realizar testes e receber feedbacks. Utilizar a metodologia de Design Sprint e as técnicas de Design Thinking para criar novos produtos e serviços. Operar as diversas ferramentas digitais de acordo com as exigências técnicas requeridas. Demonstrar capacidade de organização e planificação dos fluxos de trabalho. Demonstrar capacidade de discernir sobre as soluções mais adequadas na resolução de problemas; Garantir a qualidade e coerência dos suportes. -
Laboratório de Design III – Embalagem
Créditos
7 ECTS / 175hDocentes
Margarida Azevedo6h/semana (84h presenciais + 91h trabalho autónomo)
Entender a relação entre a embalagem e os produtos, numa perspetiva histórica, social e tecnológica. Analisar as questões ambientais do packaging relacionadas com o eco design e a sustentabilidade. Identificar conteúdos teóricos e visuais, para integrar no desenvolvimento de embalagens. Refletir criticamente sobre as questões ambientais relacionadas com o Eco design e a sustentabilidade e integrá- las no desenvolvimento de novas embalagens. Selecionar e utilizar adequadamente os equipamentos e programas informáticos especificas. Desenhar cortantes de embalagens. Realizar maquetas e modelos, para ensaiar, testar e validar as diferentes hipóteses de trabalho e tomar atitudes corretivas. Executar projetos para responder a briefs específicos demonstrando destreza e rigor técnico na sua concretização. Aplicar os princípios de design de comunicação na caracterização gráfica de embalagens. Aplicar os princípios de design de comunicação na caracterização gráfica de etiquetas e rótulos adequando-os às funções de desempenho. Realizar pesquisa que fundamentam a resolução de problemas. Utilizar os métodos e as técnicas de controle da qualidade. Elaborar relatórios e apresentações orais e textuais.
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- 4 semestre
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Estágio
Créditos
30 ECTS / 750hDocentes
João Lemos, José SimõesAdotar comportamentos assertivos/adequados na relação com os distintos interlocutores. Agir cívica e deontologicamente nas relações sociais e profissionais a estabelecer. Agir em conformidade com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho. Aplicar métodos e técnicas de intervenção na área de design de comunicação e interfaces dos quais destacamos a interpretação de projetos, a execução de projetos analógicos e/ou digitais, processos, técnicas e acabamentos mais adequados. Aplicar o regime jurídico específico às obras digitais offline e online (ao nível da proteção de dados, ética e direitos de autor, em conformidade com as disposições legais em vigor). Colaborar e interagir com outros criativos e/ou interlocutores. Compreender as competências profissionais exigidas no contexto de trabalho em que está inserido, tendo em conta as dinâmicas especificas da empresa/ entidade acolhedora. Contribuir para a melhoria da comunicação gráfica e digital nos diversos suportes. Demonstrar capacidade de adaptação a novas tecnologias, técnicas e situações laborais. Demonstrar capacidade de autoavaliação do seu desempenho em função dos objetivos definidos e do contexto de estágio. Demonstrar capacidade de iniciativa para encontrar as soluções mais adequadas na resolução de problemas. Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal e espírito de equipa. Demonstrar capacidades cívicas e deontológicas no relacionamento laboral. Demonstrar conhecimento fundamental sobre a responsabilidade cívica e deontológica do técnico de design de interfaces e comunicação. Demonstrar criatividade e sentido estético na conceção de objetos gráficos. Demonstrar hábitos de trabalho, espírito empreendedor e responsabilidade profissional adequados ao contexto de estágio. Demonstrar rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético. Elaborar um plano individual de atividades onde constem as competências a adquirir e as atividades a realizar durante o tempo de permanência na empresa. Interagir com os outros elementos da equipa, respeitando a autonomia de cada pessoa e facilitando a interação pessoal. Pesquisar, analisar e mobilizar informação relevante para a sua atividade de estágio e respetivo relatório final. Pesquisar, analisar e mobilizar informação relevante para atividade para a sua atividade. Saber comunicar adequadamente com os diversos interlocutores.
Esta formação vai ensinar-te a planeares, organizares e desenvolveres websites, aplicações digitais ou sistemas de comunicação tendo em consideração a sustentabilidade dos recursos hídricos. Este CTeSP inclui ainda a possibilidade de fazeres 750h de experiência prática, através de estágios profissionais.
Condições de acesso
- Teres o Ensino Secundário completo ou um curso profissional ou de aprendizagem na área equivalente (são prioritários os estudantes com formação em Artes)
- Teres uma Licenciatura e interesse em desenvolver os teus conhecimentos no Design para a Economia Azul
- Teres aprovação no concurso para maiores de 23 anos
Benefícios
- Acesso a Bolsa de Estudos BDA no valor de 8.875 € (candidatura, inscrição, matrícula, seguro escolar e propina dos dois anos letivos correspondentes à frequência do CTeSP) (12 bolsas). Adicionalmente, será oferecido um computador portátil ao estudante para que possa utilizar no âmbito do CTeSP.
- Acesso a Bolsa de Mérito ESAD/CIFAD no valor 4.438 € (50% da candidatura, inscrição, matrícula, seguro escolar e propina dos dois anos letivos correspondentes à frequência do CTeSP) (3 bolsas).
- Estágio integrado em empresa do setor com a duração de 6 meses
- Possibilidade de prosseguir estudos para a Licenciatura na ESAD
- Obtenção de competências técnicas e profissionais fundamentais para uma rápida entrada no mercado de trabalho
- Diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações
A Blue Design Alliance compreende a atribuição de Bolsas de Estudo e de Bolsas de Mérito.
Saídas Profissionais
- Técnico capaz de aplicar princípios de projeto e sistemas de comunicação no âmbito da Economia Azul.