A competências a desenvolver centram-se em: articular um projeto de investigação visual com a investigação científica da sustentabilidade da água; adequar a linguagem dos media e as suas ferramentas aos objetivos do projeto; incentivar o posicionamento critico/politico/ativista/artístico; pensar os dispositivos de apresentação, livro, série, filme, exposição, instalação, de forma a criar um momento de relação com a sociedade cívica para a sensibilização ambiental. Estas competências serão muito úteis em áreas profissionais do vídeo, da fotografia documental ou artística, da arte e do ativismo cívico bem como em todas as outras áreas, que encontrem potencialidades de aplicação entre arte, nas linguagens dos media visuais e a ciência no que toca à sustentabilidade da água.
Resultados do Ensino–Aprendizagem
· Compreender os conceitos básicos e os mais emergentes associados aos ecossistemas aquáticos e sua biodiversidade, principais impactos e soluções para a sustentabilidade;
· Criar diferentes conteúdos visuais e ferramentas de comunicação, numa abordagem iminentemente prática, crítica, criativa e individual, do tema proposto.
· Analisar conteúdos científicos na perspetiva do design e comunicação
· Produzir material visual que evidencie as temáticas científicas abordadas
· Representar os conteúdos científicos em questão, através de diferentes abordagens – infografia, fotografia, tipografia, design gráfico, web e multimédia.
. Apresentar um dossier de projeto (digital) com a narrativa processual e uma análise crítica da abordagem aos conteúdos científicos.
Público–Alvo
Licenciados em áreas Artísticas
Pré–Requisitos
Licenciados em cursos nas áreas de design, em particular design de comunicação, ou outras artes visuais, incluindo multimédia, intermedia, fotografia, audiovisual e outras