Artes e Património Náutico
- Pós–Graduação
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Créditos
45 ECTS -
Duração
1 ano(s)
A Pós-Graduação em Artes e Património Náutico, especialização em Design Circular e Sustentável da Água, é lecionada no IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo e tem como objetivo promover a aquisição de competências e de conhecimentos científicos, artísticos e técnicos.
- Plano de Estudos
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- Unidades Curriculares
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Design Thinking, Criatividade e Inovação
Créditos
5 ECTS / 40hDocentes
Katja Tschimmel, Joana Alves dos SantosInstituição
ESADO termo Design Thinking (DT) ganhou popularidade na sociedade e nas organizações, contribuindo para a consciencialização de que muitos profissionais podem beneficiar com a forma de pensar e trabalhar dos designers.
O DT é hoje um dos principais tópicos na Gestão, na Inovação, na Engenharia e na Educação. Para uma maior compreensão do método e para incentivar a sua aplicação no universo organizacional, nesta UC serão explorados os conceitos e princípios fundamentais, os processos, as técnicas e ferramentas. Será ainda trabalhado o mindset que caracteriza o DT.
Pretende-se, assim, que a UC de Design Thinking possa contribuir para o desenvolvimento das competências específicas deste método, e cooperar para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo ou intra-empreendedorismo direcionados para a solução de problemas, ou exploração de oportunidades, relacionadas com as temáticas específicas das Pós-Graduações na área de especialização em Design Circular e Sustentável da Água. -
Documentarismo e Património Náutico
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
João GiganteInstituição
IPVCEste curso proporciona ao estudante a obtenção de processos técnicos para a realização de um documentário sobre a herança náutica e subaquática associado ao artesanato tradicional.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
1. Compreender os primórdios do cinema e do documentário como veículo de expressão e comunicação;
2. Conhecer e utilizar as técnicas de captação em vídeo e de composição, pensando as diferentes narrativas audiovisuais;
3. Desenvolver competências na planificação, produção e pós-produção de produtos audiovisuais artísticos;
4. Conhecer e manipular corretamente o software de vídeo. -
Design e Tecnologia da Madeira: artefactos culturais do universo náutico e fluvial
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
José Manuel QueirozInstituição
IPVCCom este curso pretende-se proporcionar aos estudantes a obtenção de processos de design, técnica e tecnologia, meios, processos, máquinas-ferramentas e conhecimentos vinculados à criação de equipamento e artefactos culturais relacionados com o património náutico e fluvial.
Destina-se também a suscitar a procura de novos desenhos e soluções técnicas, na sua esmagadora maioria de aplicação e execução manual. Estímulo ao saber-fazer tradicional, enquadramento patrimonial e histórico, incidindo sobre a qualidade, a inovação, a criatividade e a sustentabilidade.
Domínio das técnicas e procedimentos apropriados, higiene e segurança, respeito pelo meio-ambiente, projetar e executar de forma rigorosa e independente objetos em madeira.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
1. Conhecer os principais meios, processos, ferramentas e conhecimentos vinculados às madeiras.
2. Conhecer as principais técnicas e tecnologias para os processos criativos com madeiras em equipamentos e artefactos de património náutico e fluvial.
3. Adquirir autonomia criativa e técnica para a preparação, construção e manuseamento dos materiais. -
Património marítimo-fluvial: Estuque Decorativo
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Filipe Alves FreitasInstituição
IPVCO curso tem como objetivo introduzir os participantes no conhecimento da tecnologia do estuque decorativo tradicional, arte decorativa identitária da cidade de Viana do Castelo devido aos artistas desta localidade que, durante o século XIX e primeiro quartel do XX, executaram enorme produção de tetos ornamentado, por todos o país continental e insular, muitos dos quais, frequentemente, com temáticas alusivas ao mar.
O curso revela-se fundamental para arquitetos, engenheiros, conservadores-restauradores e demais ofícios relacionados com a reabilitação de edifícios, para sensibilização para valorização e correta preservação do património da arte do estuque, bem como para artistas e outros interessados que pretendam integrar ou executar as suas criações artísticas segundo as técnicas tradicionais do gesso.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
1. Conhecer as fases, materiais e ferramentas envolvidas na produção de um teto ornamentado.
2. Conhecer as diferentes técnicas de moldagem aplicadas desde o século XVIII até à contemporaneidade.
3. Aplicar diferentes técnicas de modelação decorativas associadas com a arte do estuque. -
Tecelagem e Tapeçaria: Recursos educativos marítimo-fluviais
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Fernando de Araújo PereiraInstituição
IPVCCom este curso pretende-se que o aluno desenvolva técnicas e práticas na área da tapeçaria e tecelagem sobre temáticas relacionadas com o património marítimo e fluvial.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
Os alunos deverão capazes de:
1. Selecionar as matérias-primas.
2. Manusear o tear e seus acessórios.
3. Executar tecidos com base nas estruturas fundamentais e seus derivados.
4. Resolver problemas que surjam durante a laboração no tear. -
Cultura marítima: documentação e materialidades (ESAD)
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Sandra SenraInstituição
ESADs paisagens culturais marítimas e fluviais configuram espaços de reflexão e de debate para o estudo, documentação e valorização do património material e imaterial relacionado com o mar e o rio. Este património enfrenta ameaças que põem em risco o seu valor de significado histórico, cultural e social, tornando-se urgente desenvolver estratégias para a sua preservação.
A UC “Cultura marítima e fluvial: documentação e materialidades” foca-se no estudo de conceitos relacionados com a gestão de coleções de cultura material associada a atividades de mar e rio. Problematiza a natureza polissémica de objetos e documentos e explora alguns dos instrumentos que contribuem para a sua organização e gestão. Numa articulação com o pensamento crítico de design, pretende desenvolver nos estudantes competências que lhes possibilitem investigar, documentar e inventariar as materialidades culturais relacionadas com os utentes do mar e rio, com intuito de contribuir para o seu conhecimento e salvaguarda.
RESULTADOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
– Formular questões e definir focos de interesse para a investigação de objetos e coleções associados à cultura marítima e fluvial fundamentados em modelos de estudo de bens culturais.
– Conceber instrumentos para a documentação e inventariação da cultura material marítima e fluvial de acordo com os princípios de relevância, sustentabilidade, inclusão e acessibilidade inscritos em documentos de referência de gestão de coleções.
– Operacionalizar no trabalho de campo os documentos desenvolvidos a partir de metodologias de investigação, inventário e representação da informação. – Refletir sobre as materialidades culturais relacionadas com os utentes do mar e rio.
– Comunicar com clareza e de modo fundamentado o seu trabalho aos pares e ao docente. -
Projetos | Laboratórios de Design | Design Experimental | Workshops Temáticos
Créditos
10 ECTS / 80hNo contexto da Unidade Curricular de Projeto, Laboratórios de Design, Design Experimental e Workshops Temáticos é objetivo potenciar um ambiente que estimule um conjunto de experiências práticas de design assente nos principais valores da BDA.
É crucial salientar os desafios importantes e urgentes do ambiente, tais como, sociais, culturais, económicos e tecnológicos, entre outros, que estão atualmente relacionados com a Economia Azul, nomeadamente as relacionadas com o mar e a água, o que justifica a inclusão das principais agendas nacionais e europeias.
Com base na experimentação de técnicas de design sustentável e processos colaborativos, fomenta-se a ideação criativa e inovadora de projetos de design especulativos, a apresentar em exposição pública em contexto de enquadramento das realidades do mercado atual.
A Pós-Graduação de Artes e Património Náutico (APN), especialização em Design Circular e Sustentável da Água, tem como objetivo promover a aquisição de competências e de conhecimentos científicos, artísticos e técnicos, a partir da promoção de diferentes valências pedagógicas e de investigação, bem como o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem trans e interdisciplinares, que contribuam para o desenvolvimento de capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e empreendedorismo em domínios específicos das Artes e do Património Náutico.
Este Curso alicerça-se numa sistemática colaboração interdepartamental e institucional, tendo como suporte uma metodologia centrada na aprendizagem de serviço à comunidade, caracterizando-se por uma elevada componente prática, considerada essencial, pois permite a aplicação de forma sistemática e progressiva dos conceitos inerentes a práticas artísticas relacionadas com o mar.
O recurso à metodologia de aprendizagem de serviço viabiliza uma adequada e necessária colaboração interinstitucional, o desenvolvimento de investigação aplicada, assente numa estratégia de sustentabilidade e responsabilidade social, como garante de desenvolvimento das qualidades inerentes a um profissional preparado para a atual e futura competitividade do mercado de trabalho.
Esta Pós-Graduação alia um conjunto diversificado de tecnologias artísticas a uma componente prática de experimentação, realização e investigação etnográfica das atividades humanas ligadas ao Mar, visando a contribuição de diferentes tecnologias, através de abordagens de aproximação e leitura do mar e da água, que irão incluir o filme documental. Também visa qualificar para o exercício de funções e capacitação dos formandos a nível de conhecimentos práticos sobre tecnologias artísticas tradicionais e contemporâneas, numa ótica de desenvolvimento sustentável das instituições culturais, educativas e empresas parceiras, assim como da renovação de conhecimentos daqueles que já estão familiarizados com estas temáticas.
Condições de acesso
- Podem candidatar-se à Pós-Graduação em Artes e Património Náutico os titulares de licenciatura, mestrado, ou equivalente legal, bem como profissionais com currículos relevantes na área do Curso:
- Titulares de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, e outros cursos na área das Artes.
- Titulares de um Diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de Ensino Superior.
- Empresários e empreendedores. Profissionais com interesse em desenvolver competências na área das Artes e do Património Náutico.
- Docentes: Professores do Ensino Básico e Secundário, Educadores de Infância.
- Outros candidatos formados ou especializados noutras áreas que tenham interesse na área de Património, em contextos formais e não formais.
Objetivos
- Competências Tecnológicas: Participar na execução de produtos artísticos, considerando técnicas e linguagens distintas, como meio relevante a ser utilizado para explorar, representar, investigar e, eventualmente, potencializar através de produtos artísticos e recursos educacionais - junto a diversos públicos, questões marítimo-fluviais;
- Comunicativas: Mobilizar conhecimentos e recursos locais, na leitura de cenários marítimo-fluviais e criação e divulgação de produtos artísticos e recursos educacionais;
- Competências de Investigação: Conhecer e compreender o papel das diferentes áreas da arte e cultura nas dinâmicas patrimoniais, e da aproximação de campos trans e interdisciplinares eventualmente distantes na academia, como estratégia para a promoção de processos de trabalho sustentáveis, conducentes a resultados multifacetados.
A Blue Design Alliance compreende a atribuição de Bolsas de Estudo e de Bolsas de Mérito.
Saídas Profissionais
- Oficinas de artistas, artesãos, fábricas e ateliers de bordado, tapeçaria, cantaria, estucaria, brinquedos em madeira, Serviços Educativos de Museus e Centros de interpretação, Juntas de Freguesia e Associações Culturais Públicas e Privadas;
- Associações de caráter social e comunitário (ex. associações de reformados);
- Programas de intervenção artística comunitária;
- Autarquias e outros órgãos da administração regional e local;
- Empresas privadas de prestação de serviços culturais e comunitários;
- Estabelecimentos de Educação e Ensino;
- Centros interpretativos e de Ciência Viva;
- Bibliotecas, Centros Educativos em Museus e Casas-Museu;
- Geoparques, Geossítios;
- Centros de atividades de tempos livres, IPSSs, Lares;
- Centros e Fundações Culturais;
- Campos de férias;
- Delegações de Turismo, e outros.