de 8 June até 13 July
Design de Comunicação – Produto Alimentar
- Curso Técnico Superior Profissional
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Créditos
120 ECTS / 3000h -
Duração
2 ano(s) / 4 semestres -
Propina
3760 € anuais -
Financiamento elegível a bolsa
8875 € -
Coordenadores
Margarida Azevedo -
Parceiros
ANICP - Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe
Com o curso de Design de Comunicação – Produto Alimentar vais aprender a desenvolver conteúdos digitais relacionados com a atividade alimentar, particularmente com aquela que é proveniente dos ambientes marinhos e fluviais.
- Plano de Estudos
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- 1 semestre
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Conduta Profissional e Qualidade
Créditos
2 ECTS / 50hDocentes
José Luís Simão1h/semana (16h presenciais + 34h trabalho autónomo)
Identificar e distinguir diferentes conceitos, tais como: princípios fundamentais relacionados com os direitos e deveres individuais, deontologia profissional, responsabilidade social e ecológica e ainda os princípios fundamentais da qualidade aplicados a produtos, serviços e organizações. Compreender os diferentes conceitos-chave da UC. Discutir a aplicação dos conceitos a casos específicos (incluindo as questões relacionadas com os direitos do consumidor). Compreender a aplicação de códigos deontológicos no âmbito da sua atividade profissional. Confrontar-se com conflitos deontológicos e desenvolver um raciocínio moral com nível adequado. Identificar os conceitos fundamentais da Qualidade (cumprimento da Legislação, das normas internas da organização, serviço ou produto e melhoria contínua) aplicados a situações concretas. -
Produto Alimentar - Fundamentos
Créditos
3 ECTS / 75h2h/semana (30h presenciais + 45h trabalho autónomo)
Identificar conceitos fundamentais de produto alimentar. Compreender conceitos fundamentais tais como: sustentabilidade, economia circular, etc. Identificar elementos de aplicação dos conceitos da produção alimentar. Identificar fontes de informação. Debater com os pares os temas e problemas apresentados. Incentivar a pesquisa dos temas. Observar experiências práticas de aplicação destes conceitos em contextos e experiências reais. -
Inglês Técnico
Créditos
3 ECTS / 75h2h/semana (24h presenciais + 51h trabalho autónomo)
Memorização de um conjunto de conceitos-chave do domínio técnico do curso. Compreender os diferentes conceitos-chave e descrevê-los tanto em língua inglesa como portuguesa. Adquirir vocabulário pertinente para a sua área técnica. Compreender as estruturas frásicas em inglês. Saber ler e traduzir manuais e artigos técnicos na área do Curso. Manter um diálogo consiste em língua inglesa no domínio técnico em referência. -
Laboratório de Edição e Pós-Produção de Imagem
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
Elias Marques3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Conhecer e manusear o software de edição e manipulação digital de imagem. Selecionar as técnicas de tratamento de imagens em função dos produtos a desenvolver. Recorrer aos princípios associados à composição fotográfica na edição de imagens. Editar e retocar imagens, utilizando ferramentas digitais de edição de imagem como o Photoshop e adobe LightRoom. Registar, editar e publicar imagens fotográficas em ambientes digitais para os distintos meios e aplicações. Gerir ficheiros e arquivos. Demonstrar conhecimento especializado na utilização do Adobe Photoshop e Lightroom. Utilizar aplicações de edição de imagem e pós-produção de imagem. Utilizar o smartphone para edição e publicação de fotografias. Utilizar técnicas elementares de edição e publicação de imagens fotográficas. Adequar as soluções de registo e de edição da imagem fotográfica digital aos diversos suportes e aplicações online ou impressas. Respeitar as normas dos direitos de autor associados à utilização da imagem. -
Laboratório de Animação Gráfica I
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
João Tiago3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Desenvolver projetos de design gráfico utilizando ferramentas digitais de animação. Desenvolve
animações 2D utilizando as ferramentas informáticas adequadas. Utilizar as ferramentas digitais de animação (Adobe After Effects), para criação de clips animados. Utilizar as ferramentas digitais de videomapping (Resolume Arena 7) para criação de vídeo mapeado. Editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando equipamentos e ferramentas digitais adequados. Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos. Desenvolver narrativas e conteúdos audiovisuais para diferentes suportes e contextos. Desenvolver projetos de design gráfico utilizando ferramentas digitais de animação. Aplicar as técnicas de construção de um guião. Aplicar os princípios básicos de animação. -
Laboratório de Design I
Créditos
7 ECTS / 175hDocentes
Emanuel Barbosa6h/semana (84h presenciais + 91h trabalho autónomo)
mais informações em breve -
Laboratório de Fotografia de Produto I
Créditos
7 ECTS / 175hDocentes
Luís Espinheira6h/semana (84h presenciais + 91h trabalho autónomo)
Conhecer e manusear o equipamento fotográfico. Selecionar as técnicas de registo e tratamento de imagens em função dos produtos a desenvolver. Recorrer aos princípios associados à composição fotográfica. Dominar a utilização dos diferentes equipamentos associados ao registo fotográfico. Registar, editar e publicar imagens fotográficas em ambientes digitais para os distintos meios e aplicações. Gerir ficheiros e arquivos. Utilizar o smartphone para registo, edição e publicação de fotografias. Utilizar técnicas elementares de registo, edição e publicação de imagens fotográficas. Realizar edição de fotografias com smartphones. Adequar as soluções de registo fotográfico digital aos diversos suportes e aplicações online ou impressas. Operar de modo autónomo os equipamentos de registo de imagens fotográficas. Respeitar as normas dos direitos de autor associados à utilização da imagem.
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- 2 semestre
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Laboratório de Design Aplicado
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
Susana Fernando3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Compreender as diferentes dimensões do design gráfico e multimédia. Evidenciar conhecimento de programas de edição gráfica e multimédia. Demonstrar conhecimento na realização de produtos ou serviços de design gráfico e multimédia através de meios interativos ou digitais. Demonstrar conhecimentos especializados para avaliar e garantir a qualidade e coerência dos suportes. Demonstrar capacidade de autonomia, iniciativa e polivalência na resolução de problemas. Desenvolver cartazes digitais para ambientes dinâmicos e estáticos. Realizar objetos gráficos, analógicos e digitais, utilizando programas informáticos segundo a metodologia projetual. Identificar os valores identitários da marca institucional do ponto de vista conceituai, normativo e aplicacional aos diversos meios e suportes de comunicação. Adequar o sistema de normas da marca aos diferentes meios e suportes. Planificar estratégias, conceitos e meios gráficos para adequar a marca aos produtos, aos ambientes e à comunicação
institucional. Utilizar os processos e as metodologias de projeto para solucionar problemas. -
Laboratório de Design Editorial I
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
André Cruz3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Identificar e operar com rigor a diversidade de opções existentes nas ferramentas digitais Adobe lndesign, lllustrator e Photoshop. Identificar os procedimentos de composição editorial impressa e digital no contexto de projetos multiplataforma. Editar imagens e textos utilizando ferramentas digitais de edição para impressão ou difusão. Utilizar ferramentas digitais de edição para realizar apresentações digitais (google tools). Organizar a informação em publicações analógicas e digitais. Realizar publicações e apresentações utilizando programas informáticos. Utilizar grelhas na estruturação de projetos editoriais. Aplicar hierarquias gráficas e tipográficas em projetos editoriais. Adequar a estrutura compositiva, aos valores de legibilidade, expressão e ergonomia dos objetos editoriais. Evidenciar domínio técnico e tecnológico na gestão da informação. Adequar a linguagem gráfica às características específicas dos suportes de comunicação. Trabalhar colaborativa e autonomamente. -
Laboratório de Fotografia de Produto II
Créditos
4 ECTS / 175hDocentes
Luís Espinheira6h/semana (84h presenciais + 91h trabalho autónomo)
Reconhecer a estética e os mecanismos da fotografia de produto nas suas diversas tipologias e finalidades. Compreender a estética da Fotografia de Produto no contexto contemporâneo. Desenvolver imagem criativa no contexto da Produção alimentar. Entender o funcionamento da máquina digital reflex. Controlar tecnicamente a câmara digital reflex. Reconhecer os diferentes dispositivos de iluminação: fontes de luz; Flash; Refletores, etc. Definir autonomamente as melhores estratégias de controlo da luz na captura e criação de imagens fotográficas. Aplicar as técnicas fotográficas às necessidades estéticas. Controlar o uso de ferramentas digitais na pós-produção. Adequar as ferramentas digitais às opções plásticas pretendidas. Desenvolver mecanismos de produção fotográfica para produção alimentar autónomos, na criação de imagens. Planificar um projeto de fotografia de produção alimentar. Dirigir uma produção fotográfica assumindo responsabilidades na direção técnica da fotografia. Reconhecer numa produção fotográfica as hierarquias e a responsabilidade dos diversos profissionais. -
Laboratório de Imagem Virtual
Créditos
7 ECTS / 175hDocentes
Alexandre Jacinto6h/semana (84h presenciais + 91h trabalho autónomo)
Compreender o contexto técnico de cada tecnologia necessária para a realização de imagens virtuais. Identificar as diferentes tecnologias existentes e as principais plataformas de desenvolvimento. Compreender a relação e integração entre os diferentes dispositivos e softwares utilizados na produção de conteúdos. Compreender os fundamentos da imersividade: visual, sonoro e cinestésico. Adaptar modelos 3d, 2d, animações e sons, na construção de cenários virtuais. Integrar ficheiros de conteúdos gráficos em contexto de produção de imagem virtual. Aplicar corretamente ferramentas de interatividade. Otimizar a performance das experiências desenvolvidas de acordo com as características técnicas das plataformas. -
Introdução à Estatística
Créditos
2 ECTS / 50hDocentes
José Luís Simão1h/ semana (16h presenciais + 34h trabalho autónomo)
Compreender conceitos-chave de estatística descritiva e inferencial. Identificar variáveis qualitativas e quantitativas. Interpretar dados estatísticos através das medidas de tendência central e dispersão. Caracterizar uma população e uma amostra a partir de dados estatísticos. Diferenciar estatística descritiva e inferencial. Aplicar e analisar testes estatísticos (associação e correlações, teste de hipóteses, teste t student). Comunicar dados estatísticos. -
Produto Alimentar - Aprofundamento
Créditos
3 ECTS / 75h2/semana (30h presenciais + 45h trabalho autónomo)
Identificar conceitos fundamentais de produto alimentar. Compreender conceitos fundamentais tais como: sustentabilidade, economia circular, etc. Identificar elementos de aplicação dos conceitos da produção alimentar. Identificar fontes de informação. Debater com os pares os temas e problemas apresentados. Incentivar a pesquisa dos temas. Ter experiências práticas de aplicação destes conceitos em contextos e experiências reais. -
Marketing Digital e Gestão de Marca
Créditos
3 ECTS / 75hDocentes
Rui Correia2h/semana (24h presenciais + 51h trabalho autónomo)
Reconhecer a importância do marketing como ferramenta fundamental no mercado e no desenvolvimento de marcas. Aplicar os conceitos de marketing estratégico e operacional no planeamento e no desenvolvimento do negócio. Realizar investigação sobre o comportamento dos consumidores. Interpretar os sinais das marcas de joalharia presentes no mercado. Explorar técnicas e instrumentos de comunicação em função dos objetivos das marcas. Mostrar competências de gestão do tempo, responsabilidade e autonomia na execução das atividades. Analisar problemas, argumentar, e identificar soluções.
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- 3 semestre
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Empreendedorismo e Inovação
Créditos
2 ECTS / 50hDocentes
Rui Correia1h/semana (16h presenciais + 34h trabalho autónomo)
Identificar os desafios e problemas como oportunidades. Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado. Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades. Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio. Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso. Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução. Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional. Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio. Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver. Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira. Elaborar um plano de negócio. -
Produto Alimentar - Aplicação
Créditos
3 ECTS / 75h2/semana (30h presenciais + 45h trabalho autónomo)
Identificar conceitos fundamentais de produto alimentar. Compreender conceitos fundamentais tais como: sustentabilidade, economia circular, etc. Identificar elementos de aplicação dos conceitos da produção alimentar. Identificar fontes de informação. Debater com os pares os temas e problemas apresentados. Incentivar a pesquisa dos temas. Ter experiências práticas de aplicação destes conceitos em contextos e experiências reais. -
Desenho Digital
Créditos
3 ECTS / 75hDocentes
José Saraiva2h/semana (24h presenciais + 51h trabalho autónomo)
Utilizar os meios, materiais e suportes de desenho analógico. Adquirir competências técnicas e proficiência na área do desenho digital. Adquirir competências técnicas ao nível da observação e representação pelo desenho. Adquirir competências técnicas ao nível do desenho de observação. Identificar tipologias de linha e registos gráficos. Demonstrar proficiência técnica na utilização das ferramentas informáticas de desenho digital. Demonstrar competências técnicas e proficiência na área do desenho digital. -
Tecnologias Emergentes
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
Alexandre Jacinto3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Utilizar os meios, materiais e suportes de desenho analógico. Adquirir competências técnicas e proficiência na área do desenho digital. Adquirir competências técnicas ao nível da observação e representação pelo desenho. Adquirir competências técnicas ao nível do desenho de observação. Identificar tipologias de linha e registos gráficos. Demonstrar proficiência técnica na utilização das ferramentas informáticas de desenho digital. Demonstrar competências técnicas e proficiência na área do desenho digital. -
Laboratório de Edição e Produção Gráfica
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
João Tiago3h/semana (48h presenciais + 52h trabalho autónomo)
Interpretar, organizar e preparar os materiais requeridos na produção, tendo em consideração a tecnologia disponível. Assegurar a qualidade em diferentes processos de produção. Assegurar a sustentabilidade no processo de produção. Identificar anomalias no processo de execução e proceder às correções necessárias. Elaborar fichas técnicas para orçamentação e produção. Utilizar vocabulário técnico dos processos envolvidos e garantir uma comunicação eficaz com agentes da indústria gráfica. Acompanhar a evolução tecnológica. Gerir e otimizar a produção, por via da racionalização de custos e materiais. Planificar a produção de objetos e produtos gráficos. Controlar a preparação de ficheiros para reprodução e publicação. Operar as ferramentas informáticas de edição. Organizar e supervisionar a produção em diferentes ferramentas e plataformas de edição os processos de pré-impressão e pós-impressão. Colaborar na gestão da qualidade e dos processos de pré-impressão. Colaborar na gestão da segurança e proteção ambiental nos processos de produção. Recorrer das Normas ISO Recorrer de produtos e serviços certificados. Realizar maquetas físicos e digitais. -
Laboratório de Design Editorial II
Créditos
7 ECTS / 175hDocentes
Sérgio Correia6h/semana (84h presenciais + 91h trabalho autónomo)
Articular os processos editoriais online/offline. Identificar estratégias de criação e publicação de conteúdo online/offline. Identificar formatos e aplicações. Identificar plataformas de difusão, distribuição e arquivo de publicações digitais. Utilizar métodos e ferramentas de desenvolvimento de publicações digitais. -
Laboratório de Videografia
Créditos
4 ECTS / 100hDocentes
Marta Varzim6h/semana (84h presenciais + 91h trabalho autónomo)
Realizar atividades ligadas ao registo e edição de vídeo e som, com vista à criação de soluções interativas de informação, comunicação e produção digital de conteúdos multimédia. Operar os equipamentos adequados para a realização de atividades ligadas ao registo e edição de vídeo e som. Registar imagem e som em diferentes ambientes de acordo com o tipo de produção nas múltiplas plataformas digitais. Demonstrar conhecimento especializado na realização de atividades ligadas ao registo e edição de vídeo e som. Editar conteúdos videográficos; Editar e publicar filmes vídeo em ambientes digitais.
Utilizar ferramentas digitais e aplicações adequados para a edição e publicação de vídeos nas múltiplas plataformas digitais. Elaborar planificações para produção videográficas. Colaborar na construção de guiões. Produzir efeitos visuais em vídeo. Selecionar os meios e as técnicas de registo e edição de som em função dos produtos multimédia a desenvolver. Aplicar as técnicas de registo e edição de som; Aplicar as tecnologias de conceção e produção de efeitos em áudio e vídeo.
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- 4 semestre
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Estágio
Créditos
30 ECTS / 750hDocentes
Alexandra Jacinto, José SimõesAdotar comportamentos assertivos/adequados na relação com os distintos interlocutores. Agir cívica e deontologicamente nas relações sociais e profissionais a estabelecer. Agir em conformidade com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho. Aplicar métodos e técnicas de intervenção na área de design de comunicação e interfaces dos quais destacamos a interpretação de projetos, a execução de projetos analógicos e/ou digitais, processos, técnicas e acabamentos mais adequados. Aplicar o regime jurídico específico às obras digitais offline e online (ao nível da proteção de dados, ética e direitos de autor, em conformidade com as disposições legais em vigor). Colaborar e interagir com outros criativos e/ou interlocutores. Compreender as competências profissionais exigidas no contexto de trabalho em que está inserido, tendo em conta as dinâmicas especificas da empresa/ entidade acolhedora. Contribuir para a melhoria da comunicação gráfica e digital nos diversos suportes. Demonstrar capacidade de adaptação a novas tecnologias, técnicas e situações laborais. Demonstrar capacidade de autoavaliação do seu desempenho em função dos objetivos definidos e do contexto de estágio. Demonstrar capacidade de iniciativa para encontrar as soluções mais adequadas na resolução de problemas. Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal e espírito de equipa. Demonstrar capacidades cívicas e deontológicas no relacionamento laboral. Demonstrar conhecimento fundamental sobre a responsabilidade cívica e deontológica do técnico de design de interfaces e comunicação. Demonstrar criatividade e sentido estético na conceção de objetos gráficos. Demonstrar hábitos de trabalho, espírito empreendedor e responsabilidade profissional adequados ao contexto de estágio. Demonstrar rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético. Elaborar um plano individual de atividades onde constem as competências a adquirir e as atividades a realizar durante o tempo de permanência na empresa. Interagir com os outros elementos da equipa, respeitando a autonomia de cada pessoa e facilitando a interação pessoal. Pesquisar, analisar e mobilizar informação relevante para a sua atividade de estágio e respetivo relatório final. Pesquisar, analisar e mobilizar informação relevante para atividade para a sua atividade. Saber comunicar adequadamente com os diversos interlocutores.
Esta formação vai ensinar-te a utilizares a fotografia, o vídeo, a ilustração, a animação digital e a realidade virtual e aumentada para desenvolveres conteúdos digitais para a área da alimentação. Este CTeSP inclui ainda a possibilidade de fazeres 750h de experiência prática, através de estágios profissionais.
Condições de acesso
- Teres o Ensino Secundário completo ou um curso profissional ou de aprendizagem na área equivalente (são prioritários os estudantes com formação em Artes)
- Teres uma Licenciatura e interesse em desenvolver os teus conhecimentos no Design para o Produto Alimentar
- Teres aprovação no concurso para maiores de 23 anos
Benefícios
- Acesso a Bolsa de Estudos BDA no valor de 8.875 € (candidatura, inscrição, matrícula, seguro escolar e propina dos dois anos letivos correspondentes à frequência do CTeSP) (12 bolsas). Adicionalmente, será oferecido um computador portátil ao estudante para que possa utilizar no âmbito do CTeSP.
- Acesso a Bolsa de Mérito ESAD/CIFAD no valor 4.438 € (50% da candidatura, inscrição, matrícula, seguro escolar e propina dos dois anos letivos correspondentes à frequência do CTeSP) (3 bolsas).
- Estágio integrado em empresa do setor com a duração de 6 meses
- Possibilidade de prosseguir estudos para a Licenciatura na ESAD
- Obtenção de competências técnicas e profissionais fundamentais para uma rápida entrada no mercado de trabalho
- Diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações
A Blue Design Alliance compreende a atribuição de Bolsas de Estudo e de Bolsas de Mérito.
Saídas Profissionais
- Técnico capaz de aplicar princípios de projeto e sistemas de comunicação no âmbito de produto alimentar.