até 31 August
Design de Produto e Espaços Marítimos e Fluviais
- Pós–Graduação
-
Créditos
45 ECTS -
Duração
1 ano(s) -
Propina
3200 € anuais -
Financiamento elegível a bolsa
1440 €
A Pós-Graduação em Design de Produto e Espaços Marítimos e Fluviais, especialização em Design Circular e Sustentável da Água, é lecionada na ESAD - Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos. As unidades curriculares são complementadas com visitas a empresas, organizações, centros de investigação e laboratórios que estimulam a tua aprendizagem num contexto prático e profissional.
- Plano de Estudos
-
- Unidades Curriculares
-
Design Thinking, Criatividade e Inovação
Créditos
5 ECTS / 40hDocentes
Katja Tschimmel, Joana Alves dos SantosInstituição
ESADO termo Design Thinking (DT) ganhou popularidade na sociedade e nas organizações, contribuindo para a consciencialização de que muitos profissionais podem beneficiar com a forma de pensar e trabalhar dos designers.
O DT é hoje um dos principais tópicos na Gestão, na Inovação, na Engenharia e na Educação. Para uma maior compreensão do método e para incentivar a sua aplicação no universo organizacional, nesta UC serão explorados os conceitos e princípios fundamentais, os processos, as técnicas e ferramentas. Será ainda trabalhado o mindset que caracteriza o DT.
Pretende-se, assim, que a UC de Design Thinking possa contribuir para o desenvolvimento das competências específicas deste método, e cooperar para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo ou intra-empreendedorismo direcionados para a solução de problemas, ou exploração de oportunidades, relacionadas com as temáticas específicas das Pós-Graduações na área de especialização em Design Circular e Sustentável da Água. -
Design de interiores de embarcações
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Rui Canela, Jeremy AstonInstituição
ESADA UC promove o conhecimento dos métodos e processos de projeto que permitem gerar ambientes náuticos agradáveis e apelativos.
Possui um carácter essencialmente prático fundamentado por uma componente teórica. Centra-se em projetos, que permitem elaborar espaços de acordo com a tipologia e cultura naval, desenvolvendo interiores habitados de grande qualidade espacial, perfeitamente adaptados aos seus utilizadores. Aplica-se a metodologia de projeto, usando desenhos, maquetas e diversas ferramentas para explorar desde o tema do interior reduzido de um pequeno veleiro até aos extensos espaços dos navios de cruzeiro. Testando materiais, texturas, cores, mobiliário e iluminação integrados nos conceitos de economia circular, maximiza-se a sustentabilidade das soluções. As competências gerais a desenvolver permitirão estudar conceitos, explorar ideias, desenvolvendo a autonomia processual e criativa do estudante no projeto de Design de Interiores Náuticos
Resultados Ensino-Aprendizagem
- Relacionar as tipologias navais e os correspondentes espaços interiores;
- Usar o desenho e a maqueta como instrumentos de exploração, pesquisa, comparação e seleção de soluções espaciais;
- Explorar os elementos caracterizadores do espaço (luz, volumes, planos, texturas, materiais, cores e mobiliário) de forma sustentável , como resposta ao programa naval;
- Desenvolver o projeto espacial nos seus elementos chave, usando vocabulário estruturado pela cultura, teoria e prática do Design de Interiores Navais;
- Produzir a comunicação gráfica adequada às escalas de representação e aos tempos de desenvolvimento do projeto de interiores navais;
- Explorar os fornecedores de materiais e mobiliário para interiores náuticos, com as suas normas e padrões de qualidade;
- Produzir orçamentos básicos do projeto de interiores navais desenvolvido;
- Sintetizar, visual e oralmente, o projeto de interiores navais aplicando no contexto específico do programa, os conceitos espaciais, sistemas construtivos e respetivas terminologias; -
Design de espaços e equipamentos para as frentes marítima e fluvial
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Paulo Seco, Jeremy AstonInstituição
ESADEsta UC 'Design de espaços e equipamentos para as frentes marítima e fluvial', centra-se nos processos de design, métodos e ferramentas para criar novos ambientes e produtos, melhorar a experiência do utilizador, resistir a condições climáticas adversas e minimizar o impacto ambiental. Orienta os processos de design para desenhar espaços e produtos que possam coexistir na proximidade de rios e mares. Através de atividades práticas de projeto, os formandos desenvolvem competências de seleção de materiais, tecnologias e sistemas construtivos e de gerando oportunidades de design para minimizar o impacto ambiental e, em simultâneo, beneficiam os públicos-alvo.
Resultados Ensino-Aprendizagem
Esta UC de “Design de espaços e equipamentos para as frentes marítima e fluvial” centra-se, através de atividades de projeto, nos processos de design, métodos e ferramentas para criar novos ambientes e produtos, melhorar a experiência do utilizador, resistir a condições climáticas adversas e minimizar o impacto ambiental.
Após a conclusão desta unidade curricular os estudantes serão capazes de:
Analisar e selecionar materiais adequados para o contacto com os contextos marítimos e fluviais, os métodos de produção, montagens e acabamentos para resistir a estas condições;
Investigar oportunidades de design de espaços e equipamentos, procurando novos desafios que beneficiem tanto o utilizador como o ambiente;
Conceber através de atividades exploratórias, design-thinking, discussão crítica, sketching e outras ferramentas manuais, ideias e representar visualmente conceitos;
Conceber conceitos através do desenvolvimento técnico, utilizando ferramentas digitais, maquetes e protótipos para avaliar o design e apresentar soluções. -
Design de produtos e serviços da água
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Dirk Loyens, Luciana BarbosaInstituição
ESADO Curso Design de Produtos e Serviços da Água enquadra-se na área das Ciências Sociais e a sua índole é teórico-prática. Esta UC é uma introdução prática ao campo do design de sistemas produto-serviço (SPS) na área da Economia Azul (EA). O formando adquire as competências para aplicar ferramentas e métodos do Design Thinking que potenciam desenvolver projetos SPS na área da água e/ou mar.
Utiliza-se metodologias expositivas, discussão entre pares, análise de estudos de caso, resolução de exercícios em colaboração com as empresas em contexto real, e visitas de estudo a empresas ligadas à EA. Para finalizar o processo de ensino/aprendizagem o formando desenvolve um sistema SPS em colaboração com empresas da Economia Azul (Doca Pesca); gestão e exploração de termas e representações de atividades e equipamentos termais (Protermas); Águas e Turismo (VMPS); hotelaria (Hotéis Premium).
Resultados Ensino-Aprendizagem
- Na conclusão dos módulos, os estudantes serão capazes de
- Aplicar os conceitos de design de produto, design de serviços da água e/ou do mar e design de experiência do utilizador;
- Aplicar métodos de análise e compreender a experiência do utilizador e a sua interação com o sistema produto-serviço da água e/ou do mar;
- Desenvolver um sistema produto-serviço no campo da água e/ou do mar; -
Design de produto: Reutilização e reciclagem de desperdícios
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Rute ChavesInstituição
ESADE se o desperdício só for desperdício porque está a ser desperdiçado?
Esta UC foca-se em conceitos de prática sustentável utilizando metodologias de ensino-aprendizagem que potenciam experiências práticas de design que desafiam os conceitos predominantes de como os resíduos são compreendidos, valorizados e tratados.
Ao examinar as questões críticas associadas ao design de produto e resíduos na água e nos oceanos, exercícios práticos, prototipagem rápida e estratégias de design serão desenvolvidos sobre como reimaginar uma prática que produza resultados circulares, sustentáveis e inclusivos.
Com base no conhecimento de formas emergentes de design os estudantes desenvolvem competências de: análise crítica dos princípios de design circular, sustentável e inclusivo específicos para resíduos recolhidos em águas doces e nos oceanos; experimentação de técnicas de design sustentável e colaborativo; ideação de um projeto de design especulativo (individual) a apresentar em exposição pública.
Resultados Ensino-Aprendizagem
- Ao longo da UC os estudantes devem alcançar os seguintes Resultados de Ensino-Aprendizagem:
- Analisar criticamente os imperativos sociais e ambientais da prática de design contemporâneo associados a práticas de reuso de resíduos recolhidos em águas doces e nos oceanos.
- Experimentar uma variedade de processos aplicáveis na projetação de novos ciclos de vida de materiais e na extensão da vida útil dos produtos, sustentados pelo conhecimento adquirido através de experiências hands-on de fabricação.
- Avaliar princípios de design circular, sustentável e inclusivo específicos para resíduos recolhidos em águas doces e nos oceanos e aplicá-los a um projeto de design especulativo individual. -
"Green Design" de embarcações
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
José Luís Ferreira, Rui Pedro FreireInstituição
ESADNo curso de curta duração Green Ship Design, utiliza-se a metodologia de projeto com vista a desenvolver competências no âmbito do projeto de design de produto (uma embarcação de tipologia a definir) desde a identificação das características do produto, à utilização dos métodos, técnicas e ferramentas específicas e, às competências em documentar, argumentar e comunicar resultados intermédios e finais de um projeto. O projeto consiste no design de uma embarcação em colaboração com a indústria nacional ou internacional – respeitando os constrangimentos e especificidades desse contexto. O curso permite o desenvolvimento de competências necessárias para trabalhar na área de design e fabrico de embarcações tendo em consideração a sustentabilidade e circularidade dos materiais (incluindo os eco-compósitos e materiais ambientalmente recicláveis), estruturas e processos de fabrico. As questões ambientais e energéticas do green ship design são abordadas tendo em consideração tecnologias de ponta, meios de locomoção, (bio)combustíveis (incluindo o hidrogénio) de propulsão e a utilização de sistemas fotovoltaicos para a propulsão elétrica.
Resultados Ensino-Aprendizagem
- Caracterizar a empresa patrocinadora do projeto e tema, identificando os seus valores, a sua missão, tecnologias e contextos.
- Identificar os constrangimentos materiais (green), tecnológicos, económicos, ambientais e os fatores humanos em ambiente náutico referentes ao desenvolvimento do projeto no contexto industrial.
- Planear estrategicamente o processo de design, decidindo individualmente sobre a utilização de métodos, técnicas e ferramentas de design.
- Desenvolver alternativas de projeto, refletindo criticamente sobre o processo e avaliando adequadamente a seleção do produto final.
- Comunicar de modo fundamentado os resultados intermédios e finais de um projeto através de diversos meios e suportes: oral, físico - produzir modelos à escala e protótipos utilizando técnicas de carácter manual e tecnologias avançadas - impressoras 3D e robôs de maquinação, e digital - utilizar softwares de modelação 3D na representação bi e tridimensional e na análise e simulação dos projetos.
- Autoavaliar o resultado do trabalho de forma justa e imparcial. -
Materiais e sustentabilidade: circularidade e eficiência
Créditos
6 ECTS / 48hDocentes
Raquel SaloméInstituição
ESADA UC de Materiais e sustentabilidade: circularidade e eficiência, é teórico-prática. Entre visitas de estudo, workshops e, análise de casos, objetiva alertar para a relevância da escolha dos materiais, tendo como referência o aporte ambiental e sua sustentabilidade. Ao longo da UC identificam-se oportunidades de desenvolvimento de produtos sustentáveis, explicam-se os respetivos benefícios, promovem-se decisões de eficiência e circularidade, em trabalho de grupo colaborativo. Desenvolvem-se competências de análise, reflexão, incorporam-se princípios de sustentabilidade, planet centered design, impact through design, princípios inerentes à atividade Projetual. A avaliação foca-se na apresentação de um ensaio -uma proposta de desenvolvimento de produto/serviço- que evidencie a eficiência, o impacto da gestão dos recursos, gasto energético e repercussão ambiental ao longo de todo o processo (produção, distribuição, durabilidade, recolha, reciclagem e incursão, em novos ciclos de produção).
Resultados Ensino-Aprendizagem
- Identificar oportunidades de desenvolvimento de produtos sustentáveis;
- Selecionar materiais adequados ao desenvolvimento de produto/serviço, tendo como referência o aporte ambiental, sua sustentabilidade e circularidade;
- Refletir criticamente sobre os respetivos benefícios dos materiais selecionados;
- Incorporar princípios de sustentabilidade, circularidade, planet centered design, impact through design, na atividade de projeto;
- Demonstrar evidências dos benefícios da eleição de materiais e práticas sustentáveis mediante a observação dos “casos de estudo”, pesquisa e elaboração de um pequeno ensaio, simulando um contexto profissional;
- Comunicar ideias e incentivar os seus pares, à discussão sobre a urgência das práticas da economia circular, eficiente e sustentável;
- Criar sinergias dentro de grupos e equipas de trabalho multidisciplinares. -
Projetos | Laboratórios de Design | Design Experimental | Workshops Temáticos
Créditos
10 ECTS / 80hNo contexto da Unidade Curricular de Projeto, Laboratórios de Design, Design Experimental e Workshops Temáticos é objetivo potenciar um ambiente que estimule um conjunto de experiências práticas de design assente nos principais valores da BDA.
É crucial salientar os desafios importantes e urgentes do ambiente, tais como, sociais, culturais, económicos e tecnológicos, entre outros, que estão atualmente relacionados com a Economia Azul, nomeadamente as relacionadas com o mar e a água, o que justifica a inclusão das principais agendas nacionais e europeias.
Com base na experimentação de técnicas de design sustentável e processos colaborativos, fomenta-se a ideação criativa e inovadora de projetos de design especulativos, a apresentar em exposição pública em contexto de enquadramento das realidades do mercado atual.
Esta formação aborda a metodologia de projeto naval e dos espaços associados à água numa perspetiva contemporânea do design circular e sustentável. Desde o design das embarcações e dos seus interiores, aos materiais e às tecnologias aplicadas, a Pós-Graduação em Design de Produto e Espaços Marítimos e Fluviais pretende desenvolver uma perspetiva projetual socialmente responsável do ponto de vista ambiental, promovendo processos infraestruturais e energéticos eficientes e sustentáveis. Engloba ainda o projeto dos espaços e das construções marítimas e fluviais, bem como o estudo das atividades da economia azul, como a hotelaria, os equipamentos termais e do turismo ligado à água.
A especialização em Design Circular e Sustentável da Água apresenta-se orientada por valores sensíveis ao potencial do design e a explorar formas culturais, sociais, económicas e territoriais que moldam os ecossistemas contemporâneos. O projeto é valorizado na sua interação sinérgica com uma ecologia azul, onde os recursos hídricos, fluviais e oceânicos são imensos e urgem ser cuidados, preservados e comunicados.
É uma Pós-Graduação completa e abrangente, reunindo as metodologias de projeto com as ferramentas e métodos de design thinking e design estratégico, no sentido da gestão inteligente dos recursos e do ciclo de vida dos produtos numa perspetiva circular.
Tendo em vista o papel estratégico do design náutico e dos espaços associados à água e das atividades da economia azul para o desenvolvimento do país, esta formação dá resposta à formação avançada num setor em clara expansão económica e deficitário.
Candidatura - 210,00€
Matrícula - 265,00€
Inscrição - 306,00€ (6,80€ por 1 ECTS)
Seguro escolar - a definir
A Blue Design Alliance atribui Bolsas de Estudo Impulso Adulto para a PG de Design de Produto e Espaços no valor 1.440,00€.
Condições de acesso
- Podem candidatar-se à Pós-Graduação em Design de Produto e Espaços Marítimos e Fluviais os titulares de licenciatura, mestrado, ou equivalente legal, bem como profissionais com currículos relevantes na área do Curso:
- Titulares de um Diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de Ensino Superior;
- Empresários, empreendedores e profissionais com interesse em desenvolver competências na área do Design de Produto e Espaços Marítimos e Fluviais;
- Profissionais de Projeto, Designers, Arquitetos e Engenheiros, bem como Profissionais com competências da metodologia de projeto;
- Outros candidatos formados ou especializados noutras áreas, em contextos formais e não formais.
Objetivos
- (Mais informação em breve)
A Blue Design Alliance compreende a atribuição de Bolsas de Estudo e de Bolsas de Mérito.
Saídas Profissionais
- (Mais informação em breve)